Durante três meses, testamos diferentes fornecedores e avaliamos o melhor formato para atender às necessidades da operação e fortalecer ainda mais nosso compromisso com a segurança, eficiência e inovação.
Como funciona a EPI Machine
As máquinas estão posicionadas no aeroporto do Farol de São Thomé – ponto estratégico de passagem de todos os colaboradores do contrato da Petrobras. São 06 plataformas de petróleo localizadas na Bacia de Campos: Albacora (P-25 e P-31 – 105 km da costa) e Roncador (P-52, P-54, P-55 e P-62 – 125 Km da costa), próximo ao aeroporto.
A logística de envio de materiais de consumo e EPIs para as plataformas é complexa, e se torna um grande desafio para as empresas do ramo offshore. As máquinas entram como uma solução eficiente e inovadora, elas permitem a retirada de itens essenciais como capacetes, macacões, botas, luvas, protetores auriculares, máscaras e aventais, de forma rápida e prática.
O sistema conta com:
> Leitor biométrico e senha crachá com RE para identificação segura;
> Dashboard integrado para controle de estoque em tempo real (entrada, saída e níveis mínimos);
> Mini-estoques de apoio próximos às máquinas para reposição imediata;
> Monitoramento por câmeras, garantindo rastreabilidade e segurança;
> Disponibilidade 24h por dia, 7 dias por semana, sem necessidade de um colaborador dedicado exclusivamente à entrega.
“Para a gestão, é um avanço enorme poder integrar em um único sistema todas as informações de estoque de EPIs, tanto na base de Macaé quanto nas plataformas. Isso nos dá agilidade, visibilidade e segurança para manter a operação em alto nível”
Priscila Nery, Gerente de Projetos que esteve à frente da iniciativa.
Benefícios para a operação
> Mais autonomia aos colaboradores, que podem retirar EPIs sempre que necessário, sem depender de horário ou disponibilidade de terceiros;
> Maior controle de estoque, com informações centralizadas e integradas, facilitando a gestão;
> Redução de custos e de perdas, evitando pagamento de horas extras para atendimento de entregas e minimizando extravios e usos indevidos;
> Inovação aplicada à segurança, garantindo que todos os profissionais tenham acesso rápido aos equipamentos de proteção, sem burocracia.
“A implantação da Máquina de EPI otimizou a logística offshore, reduzindo tempo de espera e organizando o fluxo de pessoas. A iniciativa elevou o controle, rastreabilidade e eficiência na distribuição dos EPIs, fortalecendo a padronização e a segurança operacional”
João Victor Pontes, Engenheiro Mecânico de Macaé, responsável pela implantação do projeto in loco.
Desafios e próximos passos
Como todo projeto inovador, a EPI Machine ainda passa por ajustes. Durante o piloto, dois profissionais auxiliaram os colaboradores no uso da máquina. Agora, avançamos para uma nova etapa:
> Disponibilizar atendimento via QR Code e WhatsApp exclusivo para dúvidas de operação;
> Homologar o fornecedor que melhor atendeu às necessidades da Manserv durante o piloto;
> Integrar a solução com o SOC e Prisma, automatizando todo o processo de controle de EPIs;
> Avaliar a implementação de uma máquina de devolução, trazendo ainda mais agilidade e rastreabilidade.
“A implantação da EPI Machine representou um projeto desafiador pela necessidade de integração entre logística, fornecedores e sistemas de controle, mas trouxe como grande oportunidade a modernização do processo de entrega, garantindo eficiência, rastreabilidade e maior segurança aos colaboradores.”
Reinaldo Costa, Coordenador de Suprimentos e responsável pela condução do projeto na área.
Um marco para a Manserv e para o setor
Projetos como este mostram a capacidade da Manserv de transformar desafios em soluções concretas, sempre alinhada com as necessidades do cliente e com o compromisso de proteger seus colaboradores.
A EPI Machine em Macaé é mais do que um piloto: é um marco na forma de gerir segurança, tecnologia e eficiência em operações complexas como a de O&G.
"O projeto foi e está sendo muito positivo, funcionando perfeitamente e é extremamente essencial para os colaboradores offshore. Facilita as trocas de EPI, evitando os transtornos de ter que ir até a base. É bem prático de ser executado, eleva o nível da Manserv e, pessoalmente, para mim a experiência foi incrível. Só tenho saldo positivo a dizer. Enfim, melhorou para todos."
Luiz Felipe Gonçalves Espírito Santo, Ajudante Geral na UT de Macaé.


