EPI Machine em Macaé | Inovação, autonomia e mais segurança na gestão de EPIs

Em julho de 2025, a Manserv iniciou em Macaé um projeto inovador: o piloto da EPI Machine, um sistema automatizado para distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Durante três meses, testamos diferentes fornecedores e avaliamos o melhor formato para atender às necessidades da operação e fortalecer ainda mais nosso compromisso com a segurança, eficiência e inovação.

Como funciona a EPI Machine

As máquinas estão posicionadas no aeroporto do Farol de São Thomé – ponto estratégico de passagem de todos os colaboradores do contrato da Petrobras. São 06 plataformas de petróleo localizadas na Bacia de Campos: Albacora (P-25 e P-31 – 105 km da costa) e Roncador (P-52, P-54, P-55 e P-62 – 125 Km da costa), próximo ao aeroporto.

A logística de envio de materiais de consumo e EPIs para as plataformas é complexa, e se torna um grande desafio para as empresas do ramo offshore. As máquinas entram como uma solução eficiente e inovadora, elas permitem a retirada de itens essenciais como capacetes, macacões, botas, luvas, protetores auriculares, máscaras e aventais, de forma rápida e prática.

O sistema conta com:

> Leitor biométrico e senha crachá com RE para identificação segura;
> Dashboard integrado para controle de estoque em tempo real (entrada, saída e níveis mínimos);
> Mini-estoques de apoio próximos às máquinas para reposição imediata;
> Monitoramento por câmeras, garantindo rastreabilidade e segurança;
> Disponibilidade 24h por dia, 7 dias por semana, sem necessidade de um colaborador dedicado exclusivamente à entrega.

“Para a gestão, é um avanço enorme poder integrar em um único sistema todas as informações de estoque de EPIs, tanto na base de Macaé quanto nas plataformas. Isso nos dá agilidade, visibilidade e segurança para manter a operação em alto nível”

Benefícios para a operação

> Mais autonomia aos colaboradores, que podem retirar EPIs sempre que necessário, sem depender de horário ou disponibilidade de terceiros;
> Maior controle de estoque, com informações centralizadas e integradas, facilitando a gestão;
> Redução de custos e de perdas, evitando pagamento de horas extras para atendimento de entregas e minimizando extravios e usos indevidos;
> Inovação aplicada à segurança, garantindo que todos os profissionais tenham acesso rápido aos equipamentos de proteção, sem burocracia.

“A implantação da Máquina de EPI otimizou a logística offshore, reduzindo tempo de espera e organizando o fluxo de pessoas. A iniciativa elevou o controle, rastreabilidade e eficiência na distribuição dos EPIs, fortalecendo a padronização e a segurança operacional”

Desafios e próximos passos

Como todo projeto inovador, a EPI Machine ainda passa por ajustes. Durante o piloto, dois profissionais auxiliaram os colaboradores no uso da máquina. Agora, avançamos para uma nova etapa:

> Disponibilizar atendimento via QR Code e WhatsApp exclusivo para dúvidas de operação;
> Homologar o fornecedor que melhor atendeu às necessidades da Manserv durante o piloto;
> Integrar a solução com o SOC e Prisma, automatizando todo o processo de controle de EPIs;
> Avaliar a implementação de uma máquina de devolução, trazendo ainda mais agilidade e rastreabilidade.

“A implantação da EPI Machine representou um projeto desafiador pela necessidade de integração entre logística, fornecedores e sistemas de controle, mas trouxe como grande oportunidade a modernização do processo de entrega, garantindo eficiência, rastreabilidade e maior segurança aos colaboradores.”

Um marco para a Manserv e para o setor

Projetos como este mostram a capacidade da Manserv de transformar desafios em soluções concretas, sempre alinhada com as necessidades do cliente e com o compromisso de proteger seus colaboradores.
A EPI Machine em Macaé é mais do que um piloto: é um marco na forma de gerir segurança, tecnologia e eficiência em operações complexas como a de O&G.

"O projeto foi e está sendo muito positivo, funcionando perfeitamente e é extremamente essencial para os colaboradores offshore. Facilita as trocas de EPI, evitando os transtornos de ter que ir até a base. É bem prático de ser executado, eleva o nível da Manserv e, pessoalmente, para mim a experiência foi incrível. Só tenho saldo positivo a dizer. Enfim, melhorou para todos."

Mais Notícias

Formandos vivenciam experiência exclusiva na Sede

Após quatro meses de aprendizado intenso, os primeiros formandos da trilha “Um Contrato, Uma Empresa” participaram de uma experiência única para celebrar essa importante conquista. O programa, lançado em julho de 2024, foi desenvolvido para capacitar os Coordenadores de Contrato, reforçando a premissa de que gerir um contrato é como administrar uma empresa.

Veja Mais